PESQUISE

Notícias e Artigos


IMC promove Jornada de Ergometria.

IMC promove Jornada de Ergometria.

O evento vai reunir profissionais renomados da área cardiológica brasileira. 
Discutir assuntos como a prevenção da morte súbita no esporte, protocolos de avaliação pré-participativos em atletas, sedentários e cardiopatas é o objetivo da IX Jornada de Ergometria, Ergoespirometria e Cardiologia do Exercício, promovida nos dias 14 e 15 de fevereiro pelo Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC).
O evento vai reunir profissionais renomados da área cardiológicas brasileira, como Nabil Gorayeb, chefe do Setor de Cardiologia do Exercício do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Wiliam Chalela, chefe do Setor de Medicina Nuclear do Incor de São Paulo; Thales de Carvalho da Universidade de Florianópolis e um dos maiores entusiastas dos tratamentos cardiovasculares com exercícios físicos e Romeu Meneghelo, diretor geral do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
"As palestras visam atualizar sobre exames preparatórios para exercícios físicos; cardiopatas em reabilitação cardíaca; tipos de treinos para paciente e para a população sadia; avaliação do paciente e, principalmente, falar sobre a prevenção da morte súbita no esporte", salienta Álvaro José Bellini, chefe do Setor de Ergometria e Cardiologia do Exercício do IMC.
Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíaca (SOBRAC) e Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, a estimativa é de mais de 300 mil mortes súbitas a cada ano no Brasil.
O evento é direcionado a profissionais da saúde, como médicos e residentes das áreas de clínica médica e cardiologia e profissionais de exercícios físicos, como educadores e preparadores. Segundo Adriana Bellini Miola, cardiologista do IMC, o objetivo principal da Jornada é atualizar os participantes sobre diagnóstico e tratamento relacionados à cardiologia do exercício.
Para mais informações sobre o evento e como se inscrever pelo telefone (17) 3203-4010 ou pelo e-mail biblioteca@imconline.com.br
Serviço
IX Jornada de Ergometria, Ergoespirometria e Cardiologia do Exercício
Data: 14 e 15 de fevereiro
Local: Anfiteatro do Instituto de Moléstias Cardiovasculares (IMC)
Valor da inscrição: R$ 80 para médicos e residentes / R$ 40 para demais profissionais
 
Confira a programação completa.
14 de fevereiro.
13 horas: Micromed - Aula Prática de Cardiopulmonar, por Dr. Danilo Prado (São Paulo)
14 horas: Repostas Eletrocardiograficas no Teste Ergométrico, por Dr. Milton Godoy (São Paulo)
14h30: Teste Ergométrico X Outros Médicos, por Dr. Wiliam Azem Chalela (São Paulo)
15 horas: Controle de Qualidade em Ergometria e Ergoespirometria: o que o clínico deve saber para que possa elaborar a tomada de decisão de modo confiável, por Dr. Romeu Meneghelo (São Paulo)
15h30: Arritmia no Teste Ergométrico, por Dr. Alexandre Murad (São Paulo)
16h30: Exercício na Doença Cardiovascular com Disfunção Sexual; Dislipidemia e Atividade Física: Mitos e Fatos, por Dr. Thales de Carvalho (Florianópolis)
17 horas: Desempenho Cardivascular no TE e sua Utilidade na Clínica Diária, por Dr. Milton Godoy (São Paulo)
17h30: Como o Clínico deve Prescrever Exercícios. Questões que nos Deparamos na Prática Diária de Consultório e Temos que Responder, por Dr. Nabil Ghorayeb (São Paulo)
15 de fevereiro.
8h30: Teste Cardiopulmonar II de Exercício na Prática Clínica, por Dr. Romeu Meneghelo (São Paulo)
9 horas: Discordância entre Cintilografia X Estresse. Próximo Passo, por por Dr. Wiliam Azem Chalela (São Paulo)
9h30: Como Evitar Morte Súbita - Durante Atividade Física, por Dr. Nabil Ghorayeb (São Paulo)
10 horas: Novas Estratégias na Reabilitação Cardiovascular, por Dr. Thales de Carvalho (Florianópolis)
11 horas: Discussões de casos e dúvidas do auditório com participação de todos os convidados 

Veja mais Notícias