PESQUISE

Notícias e Artigos


A importância da prevenção

A importância da prevenção

Campanha Outubro Rosa alerta para os cuidados com o câncer
de mama



O câncer de mama é a principal causa de mortes pela doença na população feminina brasileira, em especial na faixa etária de 40 a 69 anos. Os dados do INCA, Instituto Nacional de Câncer, justificam todos os esforços voltados ao atendimento das mulheres em especial a campanha Outubro Rosa. 

Realizada em várias partes do mundo, a campanha destina-se a promover um movimento de conscientização, informando a população sobre incidência, sinais e sintomas do câncer de mama. Este é o segundo ano que São José do Rio Preto participa do movimento.

“Queremos que o II Outubro Rosa sirva de alerta a toda população. Diversas empresas estão iluminadas com o tom. Esperamos que cada pessoa se lembre da importância dos cuidados que deve ter com a doença ao ver cada fachada com a luz rosa”, conta Maria Belmira Garcia, uma das organizadoras do Outubro Rosa em Rio Preto.

Alguns cuidados, como a realização do exame de mamografia anualmente, podem detectar a doença no estágio inicial e aumentar consideravelmente as chances de cura. “A mamografia é o exame de rastreamento mais eficaz no tratamento desta doença. Ele deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos em mulheres sem histórico familiar de câncer de mama”, explica Elisabeth Custódio Corrêa de Souza, médica radiologista do Ultra-X. “A realização do exame anualmente não vai impedir a ocorrência do câncer, mas  vai aumentar a sobrevida das pacientes, já que identifica a doença no início, o que torna o tratamento até mais conservador, pois será feito já na fase inicial da doença.

O Outubro Rosa nasceu em 1997, após entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, iniciarem ações voltadas à conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para sensibilizar a população, as cidades enfeitavam os locais públicos com laços e iluminações rosa. Com o tempo surgiram outras ações como corridas, desfile de modas, caminhadas entre outras. 

Programação Outubro Rosa – São José do Rio Preto


- Durante o mês apresentação do “Flash Mob” (pessoas animando e levando a cor rosa para alguns lugares da cidade para maior conscientização da detecção precoce do Câncer de Mama);

- Empresas, entidades e órgãos públicos decorados e iluminados de rosa;

- Exposição de fotos “Outubro Rosa pelo mundo” no Riopreto Shopping Center;

- Dia 21 de Outubro de 2012 (domingo ), às 8h30, Caminhada Rosa, com apresentações musicais com Tony & Kleber e Bozó, Eli e Amigos; Ônibus da Saúde com profissionais para orientação da Detecção precoce do Câncer de Mama. – Saída Riopreto Shopping Center

Fonte: Comunic
Larissa Martins
(17) 9745-2802 / (17) 3234-2205
larissa@comunicrp.com.br

Veja mais Notícias