PESQUISE

Notícias e Artigos


A hora e a vez dos homens

A hora e a vez dos homens

A cirurgia plástica é a especialidade médica que visa a reparação das alterações anatômicas e funcionais de todas as regiões do corpo e como tal atua tanto nos pacientes do sexo feminino, quanto nos pacientes do sexo masculino. Durante muito tempo os procedimentos estéticos da cirurgia plástica eram requisitados quase que somente pelas mulheres, sendo os homens abordados em sua maioria por procedimentos reparadores, porém esta realidade mudou nos dias atuais. Devido a mudanças nas exigências de mercado de trabalho e de convívio social, assim como a diminuição do preconceito masculino quanto à vaidade, os homens começaram a buscar mais frequentemente os consultórios dos cirurgiões plásticos para solução de queixas estéticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, 645,4 mil cirurgias estéticas foram realizadas no Brasil no ano de 2009, destas 119,2 mil foram feitas em homens.

As cirurgias mais procuradas por homens normalmente são as correções das deformidades nasais ou rinoplastias; a correção do excesso de pele e bolsas gordurosas nas pálpebras que conferem ao indivíduo uma aparência de cansaço ou tristeza denominada blefaroplastia; a ressecção do tecido mamário proeminente, denominado ginecomastia que, por vergonha, impede o indivíduo de ficar sem camisa limitando muitas vezes o seu lazer; o implante de cabelo, que melhora muito as áreas de calvície; as lipoaspirações realizadas na região do pescoço para retirar o excesso de gordura que formam as papadas, assim como na região do abdome para retirar gorduras localizadas e a ritidoplastia ou cirurgia de face, que visa um reposicionamento da musculatura superficial da face e ressecção do excesso de pele que se forma com o passar do tempo.

Dentre os procedimentos não cirúrgicos os mais procurados são a injeção de toxina botulínica, com o intuito de suavizar as rugas de expressão e reposicionar a musculatura facial e os preenchimentos com ácido hialurônico, realizados geralmente nos sulcos ao redor da boca e nos lábios. Segundo dados da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica cerca de 363 mil injeções de toxina botulínica e 87 mil preenchimentos foram realizados em homens nos Estados Unidos em 2011.

Normalmente os homens buscam mudanças tênues em suas aparências, solicitando preferencialmente que não se realizem grandes transformações. Deste modo, o cirurgião plástico deve ter cautela na realização dos procedimentos para não descaracterizar o indivíduo ao transformar suas expressões em traços que não combinam com a aparência masculina. Do mesmo modo, os homens requerem procedimentos cujo período de recuperação seja breve e que não os afastem de suas atividades por muito tempo.

Serviço: Dr. Walfredo Cherubini Fogaça
Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Rua Pernambuco, 3460 - Redentora
São José do Rio Preto - SP
(17) 3231-8200

Fonte: Patrícia Ribeiro
Intermídia Comunicação
(17) 3353-2083
patricia@intermidiariopreto.com.br

Veja mais Notícias